quarta-feira, 21 de abril de 2010

Meu vizinho - Suas flores

Elas não são daqui. Conheço as flores, as poucas, que vicejam por essas bandas. Mas insistiram em cair com suas pétalas descoradas sob os reflexos da canícula solar.
Ninguém as colheria ou as ofereceria aos seus enamorados. Recusadas flores, rejeitados amores, até vocês nascem com a sina do desamor e do abandono.
Para cima levanto os olhos e avisto o andar do prédio onde mora meu vizinho. Homem misterioso ou sonhador? Não sei,não o conheço.Ninguém, nesses dias áridos em que vivemos, quer saber de ninguém e cada qual no seu cada qual. Senhores feudais, isolados nos seus futurísticos "apês", modernosos e de gosto muito duvidoso.
Lançadas pelo vagabundo vento, elas me chegam ao acaso e vêm dar aos meus pés. Recolho flores tristes e a mim as ofereço...
___________________________________
Música: "Correnteza" - Tom Jobim/Luís Bonfá
Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim,o nosso saudoso e amado Tom Jobim e que tem Brasil até no nome. Falar de Tom? Impossível. Afinal, o mundo inteiro o reverencia e Sinatra o chamou para parceiro. Ele aceitou e aqui foi até acusado de vendido. No Brasil, fazer sucesso e ganhar dinheiro(honestamente) é considerado crime hediondo.
Detalhe sobre sua sensibilidade e caráter: quando Vinícius de Moraes faleceu, Tom pegou suas roupas e começou a usá-las. Questionado por isso, respondeu que não tinha nada demais em usar as roupas de um amigo. O nome para isso? Suponho que seja Amizade.
A "Garota de Ipanema" de ambos, melodicamente, recria o movimento das ondas do mar.
Nos últimos anos formou um conjunto com,nada mais,nada menos,um casal da famíla Caymmi (Danilo e esposa) e ainda Paula Morelenbaum,mulher do grande maestro Jaques Morelenbaum e intérprete de voz afinadíssima.
Vamos nessa, Maestro Tom Jobim?
"A correnteza do rio vai levando aquela flor, o meu bem já está dormindo zombando do meu amor..."